terça-feira, 27 de maio de 2008

Septoplastia - Processo Cirurgico para restaurar o desvio de septo

A septoplastia é cirurgia normalmente empregada frente a queixas de nariz entupido, sinusites de repetição, dores de cabeça, dificuldades para sentir os cheiros ou sabores. Esta operação corrige o desvio de septo nasal;

Como é a Septoplastia?

A septoplastia é a cirurgia realizada para reposicionar o Septo da forma mais reta possível. Ela pode ser realizada sobre anestesia local ou geral, dependendo das condições de cada paciente. Sua duração é aproximadamente uma hora. Atualmente, empregamos os endoscópios nasais para melhor visualização e melhor controle do sangramento durante a cirurgia.
O septo nasal, como todo o restante da cavidade nasal, é coberto pela mucosa nasal. O primeiro passo da cirurgia consiste em se levantar esta cobertura, para que se exponha todas as alterações ósseas e cartilaginosas do septo. Após a remoção e remodelagem das áreas desviadas, a mucosa nasal é reposicionada e suturada.
É comum o uso de tampões ou splints nasais após o término da cirurgia, para controle do sangramento, o que trás grande desconforto. Na nossa experiência o uso do tampão nasal é desnecessário, o que proporciona uma recuperação muito mais cômoda para o paciente.

Orientações Pré-Operatorias

Todas as medicações usadas rotineiramente devem ser informadas ao médico. Antiinflamatórios, aspirina e anti-coagulantes devem ser suspensos 7 a 10 dias antes da cirurgia.
Após realizados os exames e investigações pré-operatórias adequados para cada paciente, é agendada uma data para a cirurgia. Neste dia, o paciente comparecerá ao hospital cerca de uma hora e meia antes da hora marcada para cirurgia, em jejum, inclusive de água, desde a meia-noite do dia anterior. Todos os exames relacionados à cirurgia devem ser levados ao hospital. O rosto e o cabelo devem ser lavados com sabão neutro (de preferência líquido) antes de sair de casa.
Já no hospital, tendo passado pelo procedimento de internação, o paciente será encaminhado ao seu quarto, onde trocará de roupa e aguardará o momento do deslocamento para o centro cirúrgico.
Dependendo do grau de ansiedade de cada paciente pela cirurgia, pode ser necessário o uso de um calmante antes da ida para o centro cirúrgico.

Pós-Operatório Imediato

Trata-se das primeiras 4 horas após a cirurgia. Após ter acordado ainda na sala de cirurgia o paciente será levado à sala de recuperação dentro do próprio centro cirúrgico ou retornará diretamente para o quarto, dependendo de suas condições clínicas. Não é comum a ocorrência de dor após a septoplastia.
Neste período, é comum a ocorrência de enjôo e mais raramente vômitos, que via de regra são passageiros e não comprometem a cirurgia.
Pequenos sangramentos nasais também podem ocorrer e costumam ser passageiros.
A melhor orientação para este momento é deixar o paciente descansar, de preferência dormir, para que possa eliminar as medicações anestésicas ainda circulantes em sua corrente sangüínea.
Normalmente o paciente sai do centro cirúrgico com uma gaze presa com esparadrapo obstruindo parcialmente as narinas ("bigode"). Nos casos de plástica nasal também poderão ser posicionados curativos especiais sobre o nariz.

Pós-Operatório Tardio

É o período que vai do segundo ao trigésimo dia.
Não é comum a ocorrência de dor neste período, podendo a ponta do nariz ficar levemente dolorida quando se encosta.
O desconforto que quase sempre ocorrerá neste período será causado pela obstrução nasal, principalmente na primeira semana. A correta limpeza nasal e o uso de soluções salinas em spray ajudam a aliviar esta queixa. Nas três semanas seguintes, a obstrução ainda pode incomodar, porem em intensidade menor, até a melhora completa, que ocorre de 20 a 40 dias após a cirurgia.
Inchaço do rosto e dos olhos podem ocorrer entre o segundo e sétimo dias, apenas quando houver correção estética do nariz (rinoplastia) associada.
Exercícios físicos de qualquer tipo estão proibidos nesta fase. Caso tenha sido necessária a realização de fratura dos ossos nasais, exercícios físicos de contato como o futebol, basquete, lutas marciais etc, devem ser evitados por 3 meses. Corrida, bicicleta ou musculação normalmente podem ser retomadas após um mês.
A dieta nos primeiros 2-3 dias deverá ser líquida e pastosa, sempre fria ou à temperatura ambiente. Exemplos: água, leite, sucos, água-de-coco, sopas frias, iogurtes, sorvetes, gelatinas.
Entre o terceiro e quarto dias deverá ser iniciada a dieta mais sólida podendo o paciente se alimentar (quase) normalmente, evitando ainda alimentos muito quentes e de difícil mastigação e digestão. A dieta normalmente pode ser normalizada uma semana após a cirurgia.
Ainda nesta fase, entre a segunda e quinta semanas, é comum a eliminação de crostas pretas e duras de dentro do nariz, que normalmente correspondem ao sangue coagulado e seco.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Septoplastia

40 comentários:

Unknown disse...

Muito obrigada pela clareza em relação ao procedimento, fiz minha cirurgia ontem e como todo paciente que se preze, estou um pouco ansiosa...Mais tudo o que você colocou, é exatamente como ocorreu... Agora estou mais tranqüila para meu pós-operatório, que virão. Um abraço!

"Minha vida... disse...

Minina!!! confesso que fiquei com medo quando li... mas é melhor esclarecer todas as duvidas do que fazer algo sem saber o que é... estou em fase de exames para poder fazer a cirurgia... só nao tive coragem de ver os vídeos... mas sua matéria é muito boa... muito obrigada!!!

Erika Rodrigues disse...

tá muito legal essa postagem, eu fiz a septoplastia há 4 dias e realmente é do jeito que descreve ai, no meu caso eu vomitei bastante, era só sanguem. quebrou um ponto e tive que botar tanpão, mas já estou bem melho.

Reila Nunes disse...

Olá, estou prestes a fazer a septoplastia , pensa no medo qu estou , nossa só penso no pós-operatorio, eu tenho desvio de septo , minha cabeça doi muito , meu nariz entope todo dia , toda hora , nao durmo direito , não respiro direito , só Deus na causa.

Juju disse...

fiz essa cirurgia a 4 dias atras...quando sai da sala de cirurgia eu estava meio zonza ainda,mas depois só pençava em dormir! acho q era por causa do soro.Fiquei 2 dias com o tampão no rosto,depois tiraram, e agora já estou em casa estou com 2 canudos ainda e com os pontos... mas é tudo tranquilo! Abraços.

Vicente Spinelli disse...

Olá, Pessoal.
Gostaria de compartilhar com vocês a minha experiência. Eu fiz septonoplastia, turbnectomia e sinusectomia, ou seja, meu nariz virou um viaduto de ar... hehehehe.
No meu caso:
- Não tomei anestesia geral e sim local com sedação (no final é quase a mesma coisa...)
- Não fui entubado
- Não usei tampão
- Não usei splinters
- Não tive dor alguma
- O sangramento foi mínimo - não usei bigodes..

Me internei às 7h, a cirurgia foi às 09h e às 19h sai do hospital. Ao acordar da cirurgia, o nariz estava totalmente desobstruido!!! Tava muito sonolento. Lá pelas 14h fui para o quarto e no início me assustei em cuspir algumas vezes um sangue preto (provavelmente que estava acumulado na traquéia)... Comecei uma dieta fria de sorvetes e milkshakes, que durou 2 dias.~Hoje estou no sétimo dia e o que está incomodando desde o terceiro dia é a presença de secreção, às vezes amareladas com fios de sangue, e uma sensação de pressão na cabeça, típico de sinusite. Ontem liguei pro médico e ele passou predisim. Hoje tô legal. De qualquer forma, aqui estão as principais recomendações do meu médico:
- Lavar as narinas frequentemente com uma solução de 2ml de agua oxigenada 10vol e 8 ml de soro fisiologico. No inicio o nariz espuma muito devido ao sangue coagulado. Agora diminui a concentração da agua oxigenada, pois nessa concentração doi pra cacete!!!
- Repouso. Ele me deu um atestado de 8 dias, que pretendo usar todo.
- Antibiótico e um remédio que ajuda a coagulação (Ipsilon).
- Passar cotonete com Nebacetin (o que confesso que não tô fazendo muito não)

Para quem ficou curioso o médico é o Dr Niro de Natal. Por enquanto não estou nada arrependido da cirurgia. Estou respirando bem e passei a me lembrar dos meus sonhos, coisa que há tempo não aocntecia, talvez devdio ao ronco, apnéia e otras cositas que quem tá nesse fórum deve conhecer.
Abs, Vicente.

JD LUCCA disse...

Olá, operei hj meio dia, as 2 já estava no quarto trabalhando ao celular, as 4 já estava em casa.
O único incomodo é o sangramento e entupimento do nariz que segundo o médico é normal nos 3 primeiros dias.
Não sinto dor, mesmo com o entupimento já é possível respirar melhor, já estou até pensando em tomar uma cerveja, super tranquilo.

Unknown disse...

a minha duvida é se depois da cirurgia o paciente pode fumar. tirem-me esta duvida sff

Unknown disse...

Ahhh. fiz a minha na segunda, 09/05/2011.. acorreu exatamente como ta escrito, só que ao terminar as 18hrs a cirurgia eu acordei e sentia muito frio e dor, pulava na maca... aplicaranm morfina e apaguei.. disseramq minha pressao baixou... so sai do bloco as 21hrs ...

agora a recuperação esta sendo dificil... muita secreção... estou no 3° dia.. o gosto na boca esta insuportavel,e agora eh esperar o tempo passar ...

Monica K.Vinter disse...

Mônica Vinter blumenau sc
olá...adorei os esclarecimentos ...estou quase com todos os exames prontos para fazer minha cirurgia de desvio de septo ...mas confeso que ainda estou com medo...há anos que venho adiando essa cirurgia....meu medo é a recuperação...e ainda sofro de ansiedade fico muito nervosa...mas seja oque deus quizer..

vinte1.com disse...

Irei fazer minha cirurgia na próxima segunda, estou ancioso.
Assim que voltar pra casa, volto ao blog para postar o ocorrido.
Abs

Alexandre disse...

Gostei muito das explicaçõe citadas a baixo. Fiz minha cirurgia no ultimo dia 23 e está acontecendo exatamente o que foi descrito.
É muito bom poder contar com a ajuda de especialistas como vcs.

Taiana Gama disse...

Vou fazer minha cirurgia na quinta. Estou um pouco receosa com a anestesia (vou tomar geral) e com o pós-operatório, mas nada mais do que a ansiedade de conseguir respirar melhor...

RafaelSilva1000 disse...

Fiz a minha a uma semana, acho que estou me recuperando bem, realmente a ponta do nariz fica um pouco sensivel, mas é tranquilo.

Estou aguniado que não posso fazer execicios, mas fora isso está tranquilo...

Abraço...

Alan disse...

Olá.

Eu operei de septo nasal nossa é muito chato mesmo,mais o mais chato é que minha garganta está inflamada e as vezes não consigo comer,isso é normal após a cirurgia?

Jeferson disse...

Fiz minha septoplastia ontem e hoje ja estou em casa desde manhã,não estou usando tampão,o lado direito ja desentupiu mas o outro ainda esta bem fechado e com sangue coagulado, segundo meu medico sai normalmente com as lavagens com soro!mas tenho muita vontade de assoar o nariz,o que proibido por enquanto!!!

Wagner Espíndola disse...

Excelente explicação.
Fiz essa cirurgia ha 03 dias e é isso mesmo.Foi muito tranquila.
Quem fez a cirurgia foi a Dra. Rosemeire Marçal (SJC).

Fabio Amaral Di Fini disse...

Caramba! O que foi escrito aqui é a descrição fiel de tudo que venho passando. Ainda estou na fase do desconforto, pois operei há menos de uma semana; mas estou certo de que vai valer a pena. Dor, não senti praticamente nenhuma; só desconforto e dificuldade para dormir, boca seca à noite e coisas assim.

Otávio Calegari disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Otávio Calegari disse...

Olá. Realizei minha cirurgia há uma semana. Foi tudo bastante tranquilo. Minha cirurgia foi às 7h da manhã com anestesia geral. A anestesia foi colocada através do soro então simplesmente apaguei. Acordei as 11h já operado e sem curativos no nariz, apenas dois splinters do lado de dentro. O nariz não doía. Tive alta do hospital no fim da tarde, por volta das 18h.
Nos primeiros dias meu nariz sangrou um pouco e o fato de não conseguir respirar incomoda pelo nariz incomoda, principalmente para dormir. Uns 3 dias após a cirurgia senti uma melhora na respiração, mas ela ainda é bem limitada. Daqui 3 dias tiro o splinter.

Anônimo disse...

Estou planejando a minha SEPTOPLASTIA e já ouvir algus depoimentos positivos e outros negativos.
O fato é que desde a adolescência sofro de rinite, sinusite e estou sempre "entupido" e dependente do sorine.
Pergunta: vale a pena esta cururgia? Melhora mesmo a respiração e os efeitos destas "...ITES"?

Juju disse...

Bom, para mim não adiantou... nas primeiras semanas, senti a diferença..mas agora parece que piorou! Não senti nada... só é ruim ficar com os tampões, pois tem q ficar comendo coisas chatas...tipo sopinha... E dói mt na hora de tirar...parece q ranca até o nariz... tanta dor! mas, fora isso é tranquilo! Eu me arrependi de ter feito! mas cada caso é um caso... pra mim não resolveu... Mas pra mt gente ja funcionou! Então tem q tentar! E ter coragem... o segredo é não ficar com medo... é maneiro! (:

Boa Sorte á todos!
Abraços.

Juju disse...

Bom, para mim não adiantou... nas primeiras semanas, senti a diferença..mas agora parece que piorou! Não senti nada... só é ruim ficar com os tampões, pois tem q ficar comendo coisas chatas...tipo sopinha... E dói mt na hora de tirar...parece q ranca até o nariz... tanta dor! mas, fora isso é tranquilo! Eu me arrependi de ter feito! mas cada caso é um caso... pra mim não resolveu... Mas pra mt gente ja funcionou! Então tem q tentar! E ter coragem... o segredo é não ficar com medo... é maneiro! (:

Boa Sorte á todos!
Abraços.

BRUNO disse...

Marquei minha cirurgia hoje para o dia 07 de março. Estou um pouco nervoso desde já e com muitas duvidas, eu queria saber se na sala de cirurgia é claro que ficamos com aqueles roupões "bonitos" e sem roupa por baixo? Vamos ter que usar sondas????Espero que não..kkkkkk
me informem isto. Por favor: seminaristabrunobrum@hotmail.com

adil disse...

prezados;
alguém pode me dizer quanto custa? Eu não tenho um plano de saúde e gostaria de ter a operação em algum lugar em Niterói no Rio

PerFectDownLoad disse...

Queria saber uma coisa...vou fazer a cirurgia dia 10 de dezembro agr (depoois de amanhã) a melhor festa do ano vai ser dia 16 do msm mes, e é bebida free...quero saber se posso tomar umas kkkk 6 dias depois a cirurgia. iai?

Unknown disse...

Faz 10 dias que fiz a cirurgia. Super tranquilo, foi com anestesia geral, sem tampão e sem splinter. O nariz fica dolorido, entupido e resecado e a boca e a garganta ficam ressecadas. Meu médico passou um antibiótico e um anti-alérgico e disse para lavar o nariz com soro gelado e colocar óleo mineral num frasco de spray para lubrificá-lo e hoje com 10 dias fui a uma revisão e ele coloca um canudo para aspirar sangue coagulado e daqui a 20 dias volta de novo para refazer esse procedimento. Já sinto uma melhora considerável e estou me sentindo ótima!

Unknown disse...

Eu fiz a cirurgia no dia 11/07/13 estou recuperando bem,porem no sétimo dia vem ocorrendo dores na ponta do nariz,esta muito sensível como li anteriormente vou esperar há recuperação obrigado pelo esclarecimento...

Unknown disse...

Fiz esta cirurgia semana passada ( quarta-feira dia 31/08 , ou seja, estou no meu 5º dia...não senti dor alguma, nada....nem parece que operei, a não ser pelo fato do nariz ainda nesta primeira semana estar com o gel e isso pode gerar um pequeno desconforto...mas indico esta operação...fácil fácil..estou feliz....
Qualquer dúvida pode me perguntar in box.. marcelo7marcelo@hotmail.com

Unknown disse...

Fiz com o Dr Niro Reis em Natal e Tive sérios problemas
http://rinoplastianiroreisnatalfaciale.blogspot.com.br/2014/01/rinoplastia-niro-reis-clinica.html

Unknown disse...

ola pessoal; Estou no 4 dia, a minha cirurgia de desvio septo foi bem, o ruim é o nariz entupido devido o curativo e o canudo no nariz.Então decidi por conta e risco comprar na farmácia um respire melhor esterno. minha respiração pelo nariz era zero. graças a deus o resultado foi bom. não 100 por cento, mas vale a pena tentar. poetamoras@gmal.com

Unknown disse...

Pessoal, eu tenho um pouco de nariz entupido, mas nao é muito.Eu quero fazer uma septoplastia por estética, pois meu nariz é torto...alguem ai tinha o nariz torto e resolveu com a cirurgia? O meu é torto pro lado..QUE ODIO.se alguem puder entrar em contato daniele_pacheco@hotmail.com

Unknown disse...

Olá, fiz sonoplastia com sinusopatia no último dia 29.08.14 e a cirurgia foi tudo bem. Bem tranquila. Tomei anestesia geral e quando acordei já estava no quarto. Foram colocados dois Splinters o que é bastante desconfortável para dormir já que o nariz fica completamente instruído e a respiração se dá apenas pela boca causando desconforto a noite e ressecamento na boca. Espero que quando tirar esses Splinters a respiração volte ao normal.
Abs

Unknown disse...

Apenas corrigindo... fiz desvio de septo... quando postei foi com o celular e ele fica corrigindo o que esta certo...

Unknown disse...

gostaria de saber cquanto custa rpa fazer essa cirurgia particular, aqui na minah cidade ta dificil, faze 2 anos e meio q to esperando pra passar no otorrino pelo SUS, imagian quanto tempo pode leva pra faze uam cirurgia dessa...

lana disse...

fiz a cirurgia no dia 24 de março estou espirrando ,mas sentia diferença na respiração .Não dói nada não vi a cirurgia .fiquei fraca mas normal nada de muito grave .

Mila disse...

Olá! Hoje é o meu quinto dia pós operatório e foi exatamente como descrito aqui. Lendo este material, me ajudou muito no período pós operatório. Muito esclarecedor.Os 3 primeiros dias, foram os piores. Dificuldade para dormir, comer e respirar. Confesso que cheguei a me arrepender. Mas hoje fui ao médico, fiz a limpeza e tirei os splinters. Que maravilha!.rsrsrs...
Realmente um turbilhão de ar! Não me arrependo mai. Tenho certeza que foi a melhor coisa que eu poderia fazer para mim. Como o médico me disse hoje, vida nova daqui para frente. Eu recomendo a cirurgia!

Unknown disse...

Fiz a minha septoplastia tem 5dias, tive um sangramento excessivo durante a cirurgia, então precisei colocar os tampões, o pior momento até agora foi retirar esses malditos tampões. Eles foram retirados dois dias depois, agora estão os splinters que tbm incomodam mas é muito mais suportavel, eu tenho lavado com soro umas 10x por dia (é nojento isso) como não pode assoar eu coloco o soro e puxo tudo para a boca (xp) no primeiro dia da saiu bastante catarro com Sangue, hj já consegui puxar ate sentir que ficou vazio os caminhos.... Os Spliters incomodam ainda, quando respiro sinto um gelo no nariz, não vejo a hora de retira-los.

Eduardo Hummer disse...

Bom dia,

Fiz a minha cirurgia dia 21/05/2016, foi sucesso, hoje faz 25 dias (mais ou menos) que fiz a cirurgia, confesso que o único incomodo que tive foram os splints, não senti dor, nariz sangrou apenas no primeiro dia.
O cirurgião usou uma técnica não invasiva, digamos assim, passou um remédio muito forte e me orientou a usar apenas em dores extremas, porém senti só algumas dores de cabeça bem fracas, hoje ainda soltei um "Alien" mas já estou respirando bem melhor. Recomendo a cirurgia, vale muito a pena.

Meire disse...

Fiz hj a cirurgia, entrei no Centro Cirúrgico as 07h45 e tava marcada para as 08h. Quem fez foi o Dr Adriano de Rezende, aqui em Campinas/Sp (super recomendo). A anestesia foi geral, acordei na sala de recuperação as 10h as 12h fui para o quarto. Meu desjejum foi sopa e gelatina. As 14h recebi alta....dormi a tarde toda mas levantei ótima. Não senti dor a não ser o nariz ardendo pela quantidade de ar que tô injerindo agora, e a garganta raspou, acredito que por motivo de algum tubo. Fiz a septoplastia, turb e mais uma....tudo isso pra respirar melhor, eliminar a sinusite crônica e ter qualidade no sono. Não tô com tampões, só escorreu umas 3 gotinhas de sangue ao levantar do sofá. Tô feliz, tava com muito medo e tô sentindo a diferença. Só tomei novalgina por precaução pq começou a me dar dor de cabeça. O médico proibiu alguns medicamentos como iboprofeno, cetoprofeno e antibióticos até 10 dias após a cirurgia e exercícios físicos só daqui 1 mês. Do mais tô passando rinossoro, incomoda não poder assoar o nariz, mas tenho deixado escorrer pela garganta. A única restrição alimentar é nada muito quente...é o primeiro dia mas já tá valendo a pena ainda mais por não ter muito incomodo. O médico disse pra nos primeiros dias eu evitar ficar muito deitada enfocar a maior parte do tempo sentada. Tô respeitando e só deitei pra dormir msm à noite, após a cirurgia já em casa, dormir mas com o tronco mais elevado.